quinta-feira, 24 de abril de 2008

Só a cigarra


Um dia uma cigarra cantarolava no caminho quando encontrou uma formiga que trabalhava muito atarefada. Perante o espanto da outra, a formiga explicou que o Inverno se aproximava e era preciso recolher comida. A cigarra riu-se e continuou o seu caminho a cantar.

Tal como a formiga dissera, daí a umas semanas começou o vento e a chuva. Mas essa foi a sua única previsão que acertou, porque era boa meteorologista mas não percebia nada de política. Como tinham subido os impostos, o Estado levou a maior parte da comida armazenada. Isso, aliás, foi tudo o que se aproveitou porque logo a seguir houve uma inspecção ao armazém da formiga. Como as condições de etiquetagem não eram as adequadas, foi tudo queimado pelos fiscais em defesa dos consumidores.

Entretanto a cigarra, que estivera o ano inteiro de barriga cheia com um subsídio a fundo perdido do Programa de Apoio às Artes do Ministério da Cultura, como pertencia ao partido do Governo conseguiu um lugar de directora-geral da Secretaria de Estado da Agricultura, com o pelouro dos apoios à lavoura.

Um dia a cigarra cantarolava no gabinete quando entrou a formiga que chorava muito pesarosa. Perante o espanto da outra, a formiga explicou que o Inverno chegara e, como não tinha comida para dar aos filhos, vinha pedir uma ajuda ao Governo. A cigarra, que tinha bom coração, deu à amiga um empréstimo bonificado. Assim a formiga voltou para casa muito contente com uma pequena parte daquela comida que ela mesma tinha apanhado.

Moral da história: deve-se trabalhar, mas sem apoio do Governo não dá nada.

João César das Neves

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Iniciativa Barrigas de Amor vai apelar à natalidade em Julho, novamente no Parque dos Poetas em Oeiras!

É com muita alegria que fiquei a saber, através da notícia na edição online do Semanário Sol, que esta iniciativa vai repetir-se pelo 2º ano consecutivo em Oeiras.
Não só por ser no nosso Concelho, mas sobretudo pelo teor da iniciativa, vale a pena reproduzir parte da notícia publicada aqui!

Queremos colocar o problema na agenda, fazer com que as associações que apoiam este tema reconheçam que é urgente criar condições para as famílias terem mais filhos, sem que isso crie dificuldades para os pais. E esperamos ultrapassar o recorde do ano passado e o número de visitantes , explicou hoje aos jornalistas Yolanda Noivo, produtora do Barrigas de Amor, em parceria com a Câmara de Oeiras e os Jogos Santa Casa.

Fiquei ainda a saber que esta mesma organização está a promover uma petição online para levar à Assembleia da República uma proposta de criação do Dia Nacional da Natalidade, a instituir a 9 de Setembro de 2009.

Por todos estes motivos aconselho uma visita atenta ao site: http://www.barrigasdeamor.com/



quarta-feira, 16 de abril de 2008


O líder do CDS-PP, Paulo Portas, assumiu hoje o objectivo de tirar a maioria absoluta ao Governo PS nas próximas legislativas, em 2009, e disse que os democratas-cristãos não estão disponíveis para ser poder "à primeira esquina".
"O primeiro-ministro tem medo que o CDS cresça e faça o que é preciso para tirar a maioria absoluta, para que nas próximas eleições este ciclo político mude", afirmou Paulo Portas, assumindo esse objectivo como a prioridade nas legislativas de 2009.
O líder democrata-cristão discursava no encerramento das jornadas do CDS-PP, que decorreram em Viseu.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Cultura em Oeiras

"Gala de Dança Clássica" é o espectáculo de estreia de "Noites de Dança", um ciclo de espectáculos que decorre de 17 a 29 de Abril no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras.
Neste primeiro espectáculo serão apresentados excertos de peças de ballet clássico como "Quebra Nozes" e "O Lago dos Cisnes", de Tchaikovsky, e "Les Tribulations du jeune Werter", de Chopin.
A interpretação estará a cargo de bailarinos da Companhia Nacional de Bailado e da Escola de Dança do Conservatório Nacional.


Para comprar bilhete aceda aqui!

CDS-PP propõe redução de espera das cirurgias oftalmológicas

O CDS-PP propõe a redução de espera das cirurgias oftalmológicas através do recurso ao "cheque-cirurgia", pelo qual os utentes têm direito a recorrer ao privado em operações oftalmológicas.
«Trinta mil doentes esperam por uma cirurgia oftalmológica, se o cheque-cirurgia fosse entregue decorrido 30% do tempo de espera fixado e não 75%, como actualmente acontece, seria possível reduzir drasticamente esse tempo», disse o líder parlamentar democrata-cristão, Diogo Feio.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Cais das colunas... sem colunas!

Para todos aqueles que consideram um escândalo a demora em restituir o Cais das Colunas à cidade de Lisboa, foi criada uma petição online para recomendar ao Governo que assuma como urgente a reposição do Cais das Colunas e a requalificação do Terreiro do Paço.

Subscreva AQUI a petição lançada por João Almeida, actual Secretário-Geral do CDS-PP, e com a qual estamos em total acordo!


quinta-feira, 10 de abril de 2008

Vale a Pena ser Autarca...


"Isaltino Morais vai a julgamento responder pelos crimes de participação económica em negócio, corrupção passiva em acto ilícito, branqueamento de capitais, abuso de poder e fraude fiscal" anunciou na passada terça feira dia 8 de Abril o Jornal Correio da Manhã

Segundo o Correio da Manhã "Em dez anos, o autarca de Oeiras, que é arguido num processo fez depósitos bancários num montante cerca de quatro vezes superior ao seu rendimento líquido total" e esclarece" De 1990 a 2003, Isaltino Morais, segundo o despacho, não declarou rendimentos de quase 1.6 milhões de euros. E "não entregou nos cofres do Estado o montante global de 630.465 euros, relativo ao cálculo de IRS". O despacho diz que " Isaltino Morais dava a entender, a quem pretendesse obter licenciamentos para loteamentos, construção imobiliária ou para permuta de terrenos com a Câmara, que deveria proporcionar um benefício ou dispor de valores para o próprio arguido ou para terceiro por ele indicado, sob pena de o acto pretendido não vir a ser proferido"
Assim e ainda segundo este jornal diário" o juiz de instrução criminal dá como provado que Isaltino Morais, que abriu a primeira conta no Banco UBS em 1990, "não declarou ao TC a existência de quatro contas no banco belga KBC BanK Brussel, nem os rendimentos ali declarados, no valor de 59.132 euros. A par destes depósitos, o autarca depositou na Suiça 28.021 euros, entre 1990 e 1992, e 1.12 milhões de euros, entre 1993 e 2002, e ainda 191.837 euros nas contas de Paula Nunes no BIC."

Conclui o matutino e o juiz " ao depositar as quantias em dinheiro e os valores que solicitava e aceitava em contas próprias de pessoas de sua confiança, familiares ou amigos Isaltino Morais utilizou o seu cargo de presidente da Câmara de Oeiras para prossecução dos seus interesses particulares, querendo obter vantagens patrimoniais à custa do poder que tinha em proferir decisões, no âmbito de processos relacionados com questões de urbanismo e construção imobiliária, em clara violação dos deveres inerentes ao seu cargo"
ISC

CDS quer explicações sobre «prioridades sociais» do Governo

Os deputados Pedro Mota Soares e Teresa Caeiro, do CDS-PP, apresentam esta quinta-feira, na Assembleia da República, um requerimento que questiona o ministro do Trabalho e da Solidariedade Social sobre as «prioridades sociais» do Governo. (notícia DD)

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Mais uma vitória do CDS! Regulamento das Custas Processuais para adopção

CDS congratula-se com "recuo" do Governo e espera ver diploma alterado em breve

Nuno Melo considerou "um recuo" do Governo o anúncio de que vai rever o novo Regulamento das Custas Processuais relativamente aos processos de adopção, que, a partir de Setembro, estabelece um pagamento de 576 euros.

Nuno Melo reagia assim, em declarações à Agência Lusa, ao anúncio feito pelo Ministério da Justiça de que vai rever o novo Regulamento das Custas Processuais no que respeita aos casos de adopção, para que os encargos do processo não constituam um obstáculo.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Enquanto uns descem... há outro que sobe!


Festa do Pijama nas Bibliotecas de Oeiras

Pelo 4º ano consecutivo as bibliotecas de Oeiras, Algés e Carnaxide abrem portas à noite para receber pais e crianças que queiram passar um serão diferente.

Festa do pijama, atelier de expressão plástica, uma exposição de ilustração e um serão de contos com um convidado surpresa vão animar a noite, que comemora o Dia Internacional do Livro Infantil e é dirigido a crianças entre os 3 e os 10 anos.


Dia 04 de Abril o Pijama às Letras realiza-se na Biblioteca de Algés e dia 11 de Abril será a vez da biblioteca de Alfragide
.

Para os pais e crianças que vão pernoitar na biblioteca está previsto um serão de contos que conta com a participação de todos para contar uma história de embalar, uma actividade conduzida por um convidado surpresa.

Para participar deve fazer uma inscrição prévia na biblioteca. Cada criança pode ser acompanhada por um ou dois adultos, numa proporção de 5 crianças por adulto. Devem levar pijama, saco cama, mochila e os seus livros favoritos.