eu bem sei que são difíceis de satisfazer mas já que estamos numa tradicional quadra de optimismo e a crise aguça a consciência, confesso os meus três desejos para 2009 (que bem ajudariam a superar a crise)...
No topo da lista desejo que Sócrates perca a maioria absoluta.
Não o desejo por ser um capricho pessoal ou um oportunismo de uma direita que 'perdeu a sua referência ideológica' como agora, oportunisticamente, dizem alguns, mas uma necessidade. uma necessidade para que a democracia e a vida em Portugal (nascer, aprender, trabalhar, ter família, educar os filhos, criar, inovar, morrer) continuem a fazer sentido nos próximos 4 anos. parece exagero mas não é. e até parece que estou a elevar (no sentido matemático do termo) José Pinto de Sousa ou o próprio PS a besta do apocalipse ou a bode expiatório. não é isso. é uma questão de contas. é que 4 anos é muito tempo. muito tempo útil. façam as vossas contas pessoais.... uns casarão, outros tentarão comprar ou alugar casa, uns ter o primeiro filho, outros a mais nova entra na escola ou o mais velho sai da universidade, uns reformam-se e outros começam a trabalhar..., mais 4 anos com maioria absoluta?
desejo que Sócrates perca a maioria absoluta....porque governar com maioria absoluta não é para quem quer; é para quem pode e sabe, e Sócrates não sabe. e porque não sabe não pode.
Diz o povo que é sábio: 'queres conhecer o vilão, dá-lhe a vara para a mão'. e assim sucedeu.alguns de nós, deram-lhe a vara (não o A. Vara que salta de tacho em tacho, e onde põe a mão há prejuízo) mas a vara esperando um pastor (é legítimo esperar um pastor). mas o pastor, de gola alta e aspecto moderno, rapidamente esqueceu o ofício, e da oportunidade nasceu o déspota. quatro anos?....é muito, muito tempo de vida entregue, sem mais, a quem já mostrou que não sabe.
Por isso, sob pena da vida dos portugueses definhar até não mais se poder viver por cá (e para quem achar que estou a ser muito generalista - recorde as recentes novelas dos professores e da (ministra de) educação, do estado de doença avançada dos profissionais de saúde, dos doentes e da grande reforma da saúde que ninguém percebeu até hoje, da carga dos impostos sobre as familias, empresas e contribuintes em geral, da crise dos empregadores, empregados e desempregados honestos, da contraditória situação em que colocaram os reformados e os pensionistas, o desfuturo dos estudantes, recem-licenciados, licenciados, investigadores e das universidades, dos agricultores e da cultura, ou dos casos flagrantes de injustiça, de desregulação e de apatia estoica do governador do banco de portugal) é necessário reforçar os meios e diminuir as possibilidades de despotismo. meios de supervisão. de negociação. que obriguem a um diálogo que não seja mero expediente. No fundo desejo que se reforce a democracia.
É necessário apertar o cinto ao governo e à maioria. é necessário obrigar a consensos. porque os consensos comprometem. são a única forma de proibir que se assobie para o lado com ar sobranceiro. por isso desejo que Sócrates perca em 2009 a maioria absoluta.
A meio da tabela desejo para 2009 que...a Justiça funcione.
sim desejo um milagre. no fundo dois: que por milagre, sejam sentenciados e condenados em 2009 os que sem razão pública e desonestamente, durante os últimos 5, 10 ou mais anos, têm vivido à custa do dinheiro dos outros, com troca de favores, corrupção, abuso de poder, com a gestão dos interesses públicos em favor próprio. chega. e que também por milagre o povo tenha o discernimento necessário na altura certa. é tempo de apertar o cinto a quem usa e abusa do poder público. é altura de elevar (agora sim em sentido próprio) os níveis de exigência e recuperar o sentido de voto. chega. não precisamos disto nem destes. quando seremos nós a dizer «yes we can»? espero que 2009 seja assim também um ano de mudança.
Por último mas não o menor, desejo para 2009 que Oeiras tenha de novo o CDS representado nos seus órgãos municipais. desejo que Oeiras recupere o seu direito de exigir do CDS voz. que oeiras reclame do cds propostas. que Oeiras atribua ao CDS responsabilidades para dele exigir. desejo esforço para o CDS em 2009 e para os próximos 4 anos . muito mais que em 2005 ou em 2013.
pedro costa jorge
pedro costa jorge
Sem comentários:
Enviar um comentário