terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Exposição com objectos de D. Carlos I no Aquário Vasco da Gama

Prolonga-se até dia 30 de Março, no Aquário Vasco da Gama, uma exposição sobre D. Carlos I, por ocasião do centenário do Regicídio, que vitimou o Rei e o princípe herdeiro no dia 1 de Fevereiro de 1908.
A exposição, com o nome “D. Carlos I - Pioneiro na Investigação do Mar”, destaca os aspectos relevantes da actividade de Oceanografia do Rei D. Carlos I, através de livros pertencentes à sua Biblioteca Científica, fotografias e quadros da autoria do rei relacionados com a temática marítima, bem como documentação e instrumentos usados nas campanhas oceanográficas em que o Rei participou.
O Aquário Vasco da Gama é o responsável pela conservação do património que se encontra parcialmente em exposição pública desde 1943. Apesar da sua importância, hoje em dia o espólio da colecção do Rei, devido às sucessivas mudanças de local, encontra-se diminuída e, em alguns casos, deteriorada.
Ainda assim, esta colecção merece grande destaque na exposição permanente do Aquário. Dessa colacção fazem parte animais conservados em meio líquido, documentos oceanográficos e instrumentos utilizados durante os 12 anos de campanhas de investigação, que valeram ao Rei D. Carlos reconhecimento internacional.

(fonte: noticias sapo.pt)

Sem comentários: