domingo, 23 de dezembro de 2007

UM ÓPTIMO NATAL!


quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Como sempre o CDS cumpre com a palavra dada e defende Referendo ao Tratado de Lisboa

Foi ontem que o Conselho Nacional do CDS se reuniu para discutir a realização de um Referendo para ratificação do Tratado de Lisboa e qual a posição sobre esta matéria.
Embora sabendo que no CDS cada militante é livre de expressar a sua opinião, é importante informar que ficou decidido que era imperativo cumprir com a promessa eleitoral de levar a referendo e que a posição formal do CDS sobre o conteúdo do Tratado é de concordância com o mesmo. O CDS considera que "Já não temos hoje em cima da mesa uma utopia de tratado constitucional, temos menos utopia e mais realismo. A Europa precisa de ultrapassar este impasse" (Nuno Melo).
Lembro ainda que esta posição do Partido foi tomada após uma reflexão aprofundada e fundamentada em debates, audições parlamentares e discussão de opiniões no portal do CDS!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

CDS empenhado em promover a natalidade

O CDS-PP vai avançar já em Janeiro com um projecto de resolução para que a taxa de IRS seja calculada de acordo com o número de filhos, num quociente que crescerá de forma faseada.
Esta medida é apenas uma das 15 destinadas a inverter a queda de nascimentos em Portugal propostas no relatório que o CDS vai entregar hoje em mão ao Presidente da República.
O objectivo é dar um sinal claro de apoio à natalidade a nível fiscal, já que actualmente o número de filhos é apenas tido em conta para efeitos das deduções.
Dado o impacto financeiro da medida a proposta é que a mesma tenha uma evolução faseada do quociente ao longo de quatro anos.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Um sucesso!

Já era tarde quando terminou a 1ª conferência organizada pelo CDS de Oeiras e o sentimento era comum: "Valeu a pena!". Todos os que estivemos no Hotel Solar Palmeiras a ter privilégio de ouvir o Dr. Diogo Feyo falar sobre o impacto do orçamento de Estado nos impostos que os contribuintes pagam, ficaram visivelmente satisfeitos com a clareza do discurso e a actualidade do assunto.





Esta será certamente a 1ª de muitas iniciativas da nova Concelhia!




Minutos antes da conferência, foi realizada a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos concelhios do CDS de Oeiras. Da estrutura do Partido podemos contar com a presença do Sr. Presidente do Partido Dr. Paulo Portas, do Sr. Presidente da Distrital de Lisboa Dr. António Carlos Monteiro e ainda alguns representantes de concelhias do distrito para quem fica aqui o nosso especial agradecimento pelo apoio.


Oeiras Popular



Foi hoje divulgado o 1º Oeiras Popular. Um boletim trimestral onde poderá encontrar uma síntese de tudo o que a Comissão Política da Concelhia de Oeiras tem feito. Se não recebeu em sua casa e gostava de receber, envie-nos um e-mail para cdsppoeiras@gmail.com.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Tratado de Lisboa

E agora? Deverá haver referendo sobre esta matéria? Qual é a sua opinião? O CDS é o único partido que promove um espaço de discussão livre e aberto sobre a realização de um referendo em Portugal para ratificar o Tratado de Lisboa. Clique aqui e participe na discussão aberta sobre este tema!

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Tomada de Posse da nova CPC e conferência com Diogo Feyo: 5ª feira às 21h30

A recém eleita Comissão Política da Concelhia de Oeiras tem o prazer de convidar para estar presente na conferência "Orçamento de Estado 2008: consequências fiscais para o contribuinte" que servirá também para dar posse à Comissão Política para os próximos dois anos.
A conferência terá lugar no
Hotel Solar Palmeiras
(Avenida Marginal - Curva dos Pinheiros – Paço D'Arcos) nesta 5ª feira 13 de Dezembro, às 21h30 e será proferida pelo líder da bancada do CDS-PP na Assembleia da República, o Senhor Deputado Diogo Feyo.

Contamos com a sua presença e com o seu apoio!

A verdade virá ao de cima?

O Tribunal Central de Instrução Criminal decidiu pronunciar o actual presidente da CMO, Isaltino Morais, por sete crimes de participação económica em negócio, corrupção, branqueamento de capitais, abuso de poder e fraude fiscal…

Aguardamos as cenas dos próximos capítulos.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Há eventos que só acontecem uma vez! Não perca!

Na 2ª feira, dia 10 de Dezembro, às 15h00, com a presença de D. Manuel Clemente, Prof. Doutor Adriano Moreira, Dr. Mega Ferreira e Prof. Doutor Tiago Duarte.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Faz o que eu digo, não faças o que eu faço!

Bernardino Soares afirmou que está preocupado com a falta de democracia e liberdade de expressão com que se vive em Portugal… Acho muito bem, mas não deverá o mesmo começar por olhar para sua própria família política???

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Boa sorte!


"Benfica: «Temos de ganhar ao Shakhtar», avisa Camacho " - Que assim seja! Boa sorte para hoje!

Uops!

Afinal o Eurostat também se engana... sendo assim o desemprego em Portugal não é uma realidade catastrófica… é apenas dramática!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Taxa de desemprego portuguesa é a 3ª mais alta da UE

A taxa de desemprego em Portugal cifrou-se em 8,5% em Outubro, o terceiro valor mais elevado entre os 27 Estados-membros, anunciou esta segunda-feira o Eurostat.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Mais uma despesa! É sempre a somar!

Sabia que a CMO está a preparar-se para invadir Linda-a-Velha com Parquímetros? Segundo a última edição do Jornal da Região, no 1º trimestre de 2008 estacionar gratuitamente em Linda-a-Velha vai ser uma missão impossível!

Enfim! Lá terei que ir às compras noutra freguesia... porque nesta sai caro!

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

domingo, 25 de novembro de 2007

PETIÇÃO PELA SUSPENSÃO DA VENDA DO AUTÓDROMO DO ESTORIL

A Parpública lançou no inicio desta semana o processo de venda do Autódromo do Estoril. Esta situação é um verdadeiro escândalo. O Autódromo é um equipamento de primordial importância para o desporto motorizado em Portugal e para o turismo na Costa do Estoril.
Não faz qualquer sentido o Estado vender equipamento público que está em funcionamento, permitindo que este a prazo seja desactivado e utilizado para especulação imobiliária.

É fundamental que todos aqueles que defendem a continuidade da pista do Estoril se juntem para impedir a venda do Autódromo. Neste sentido, acabou de ser lançada uma petição na net dirigida à Assembleia da República para que seja de imediato suspenso o processo de venda do Autódromo. A petição necessita de 4000 assinaturas para ser aceite e discutida pela AR, pelo que solicito a vossa colaboração no sentido de rapidamente atingirmos este número. A petição pode ser assinada em: http://www.PetitionOnline.com/Petiauto/petition.html

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Procura o presente ideal neste Natal?

Uma excelente iniciativa da Fundação Evangelização e Culturas!

"Ofereça um Presente de Natal que dura a vida inteira!

Neste Natal pode dar presentes muito inovadores aos seus amigos, familiares ou colegas! São presentes que vão ajudar directamente uma pessoa ou família carenciada nos Países de Língua Portuguesa, e que são dados em nome do seu amigo.
Para cada país tem o presente ideal, que foi pensado tendo em conta uma necessidade muito específica!
Escolha um ou mais presentes, e receba um cartão de Natal com o presente que deu para personalizar e entregar aos seus amigos.

Imagine a satisfação deles ao saberem que estão a apoiar, de modo concreto, situações de luta contra a pobreza e a contribuir para um Natal mais solidário!

Ainda tem dúvidas de que estes podem ser os presentes mais originais que já ofereceu?"

Colabore com esta iniciativa em: Fundação Evangelização e Culturas

Fado em Oeiras

Hoje é dia de fado em Oeiras. Não perca esta noite às 21h30, no Auditório Municipal Eunice Muñoz, o espectáculo "Bodas de Coral" do afamado fadista António Pinto Basto.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Conselho Nacional


Veja aqui a Ordem de Trabalhos do Conselho Nacional do CDS, no próximo dia 24.

Deixem-se de paternalismos! Os militantes do CDS merecem mais, em particular respeito!


Em jeito de comentário às declarações de Martim Borges de Freitas, que em vésperas da realização do Conselho Nacional do CDS-PP, desafiou Paulo Portas a dizer se pretende renunciar à matriz democrata-cristã do partido, vale muito a pena ler o importante alerta que Pedro Costa Jorge proclama em prol de um Conselho Nacional pacificador e construtivo:

"Só para lembrar a navegação e todos os velhos do Restelo, face aos rumores espalhados a público por alguns naufragados de que os outros andavam a naufragar a matriz democrata cristã do CDS, que FELIZMENTE a matriz da Democracia Cristã do CDS não depende nem dos antigos nem dos novos capitães da embarcação: é património do CDS, corre-nos no sangue (vermelho, azul ou doutra cor qualquer).

Esse engano, julgar que há iluminados que conduzem os outros com o precónio que não há mundo sem esses iluminados (quer iluminados vencidos quer iluminados vencedores que em turno controlariam o palco da luz), já foi vendido pela 25 de Abril e institutos afins (mas ainda não morreu – dizem que é um vírus que se altera com as circunstâncias), mal de que, graças a Deus, o CDS não padece porque foi vacinado à nascença (da abrilada entenda-se). Erro dos líderes e infelizmente efeito sobre os liderados. Deixem-se disso: os militantes merecem mais de quem já capitaneou o CDS (e até dizem viveu à custa dos víveres da embarcação) e espera-se discernimento de quem agora capitania. Não respondam os actuais dirigentes! Basta de «fotocópias». Basta de mais do mesmo; basta de cópias da luz que uns e outros julgam ser.

Por isso, atenção ao Conselho Nacional do próximo fim-de-semana. Por favor senhores conselheiros, deixem-se de tretas (ponham na gaveta esta querela que de reflexão tem muito pouco – já estou a ver argumentos do género «é uma discussão necessária») e ocupem-se da cartografia que interessa ao país: o que é que temos a propor; é altura de ter mais rumo, uma estratégia, porque a Missão da CDS-PP – fundada na Democracia cristã já foi há muito tempo estatuída – não está em causa. O que está em causa é a estratégia.

O CDS padece, por ventura ou desventura, de muita coisa. Por exemplo de captar aquela gente de direita que foge para o psd mas até se revê na Democracia cristã. Acontece é que antes de mais estes desanimados se afastam – e os eleitores em geral - porque não se revêem nestas querelas que de democracia cristã não têm nada (de cristã não têm mesmo nada: que eu me lembre o cinismo pertence ao outro lado de lá das atitudes a não promover). Mas também padece de propostas claras e organização e comunicação entre órgãos – um partido tão pequeno não pode ter parlamentares tão distantes das estruturas locais ou das preocupações nacionais dos seus militantes por exemplo). E estes males – atenção – não são de hoje pelo que não está ninguém ilibado.

Só para recordar o essencial – uma vez mais invisível aos olhos: a matriz Democrata Cristã do CDS (que é conservadora em muita coisa e liberal em muita coisa também – enganam-se os que pensam que só pertence à democracia cristã o conservadorismo – recordo a jeito de pista que se há novidades, rupturas e visões de futuro na história da humanidade muitas delas vieram do Cristianismo e digo visões de natureza eminentemente política – princípio da subsidiariedade, etc, etc) depende de muitos elementos, dois deles a recordar: os militantes da saudosa ‘base’ viva e a história do CDS que torna a Democracia Cristã incontornável no CDS-PP"

Pedro Costa Jorge, 20/Novembro/2007

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Saldo MUITO negativo (106 mil empregos criados – 167 mil novos desempregados)


Noticia hoje o Diário Económico que Portugal perdeu 167 mil empregos qualificados! Esta é uma daquelas notícias que nos faz pensar para onde estamos a caminhar. Vale a pena ler e reflectir:

Desde que o Governo de José Sócrates chegou ao poder, no primeiro trimestre de 2005, foram criados 106 mil empregos, sublinhou o primeiro-ministro na passada sexta-feira, congratulando-se com os números do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos ao terceiro trimestre, divulgados nesse mesmo dia.
Contudo, no mesmo período houve uma destruição de 167 mil postos de trabalho com maiores qualificações – dirigentes e quadros superiores, profissionais intelectuais e científicos e técnicos de nível intermédio.

Os especialistas garantem que estas não são boas notícias, uma vez que mostram que o modelo de crescimento mais intensivo em tecnologia e inovação não permite resolver o problema estrutural do mercado de trabalho. A conclusão é que são os empregos de menor valor acrescentado – cafés, restaurantes, engomadorias, serviços de limpeza e manutenção, ‘call centers’, serviços de vendas, escritórios – os que mais contribuem para aliviar o grave problema do desemprego.




É grave… é mesmo muito grave!

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Aprovada moratória contra a pena de morte

Depois de 2 tentativas falhadas em 1994 e 1999, foi ontem aprovada pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Geral da ONU, a resolução a defender uma moratória para a pena de morte.
A resolução apela aos estados que praticam a pena capital para "estabelecer uma moratória sobre as execuções tendo em vista abolir a pena de morte".
Cerca de 90% das execuções registadas no mundo ocorrem na China, no Irão, no Iraque, nos Estados Unidos, no Paquistão e no Sudão.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Com a verdade não se negoceia!

Com a verdade não se negoceia”! Foi desta forma exemplar que Pedro Nunes (Bastonário da Ordem dos Médicos) respondeu ao Sr. Ministro Correia de Campos à proposta inaceitável de alterar o código deontológico para encobrir o crime do aborto como algo moralmente aceitável.
O artigo 47º considera o aborto como uma “falha grave”, o que é fácil de entender quando temos presente que estamos a falar de um código de ética, para profissionais cuja sua missão de princípio, é SALVAR VIDAS!
Que incoerência seria alterar a ética e os princípios para que assim ficasse tudo de consciência tranquila... Ainda bem que temos o Dr. Pedro Nunes como Bastonário da Ordem dos Médicos! Obrigado por ser coerente com a sua vocação! Realmente, a verdade não deixa de ser verdade porque assim nos dá jeito, que é como quem diz, a Vida não deixa de ser Vida só porque a Lei a despreza!

Bons exemplos!

O International Rugby Board anunciou que durante a competição do Mundial de Rugby, disputado no mês de Setembro em França, foram realizadas 212 análises de controlo anti-doping e o resultado foi que nenhum exame deu positivo! Parabéns ao Rugby!

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Venda de Natal

À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, e cumprindo uma tradição local, a Paróquia de Paço de Arcos está a preparar uma venda de Natal. A venda vai ser inaugurada já no próximo dia 25 de Novembro, pelas 11 horas e vai estar disponível até ao dia 9 de Dezembro. Poderá visitar a venda durante todos os dias úteis, das 16 às 20 horas até, e nos sábados, domingos e feriados, das 11 às 14 e as 16 às 20 horas.
Nesta pequena feira será possível encontrar presentes para oferecer no próximo Natal e para todos os
gostos, executadas por pessoas ligadas à paróquia, que vão desde as rendas à cerâmica e às pinturas decorativas, entre outros trabalhos manuais e de cariz artesanal.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Quem mais investe… mais lucra!

Não deixa de ser interessante fazer a análise aos dados da Comissão Nacional de Eleições (CNE) publicados hoje em Diário da República sobre os gastos da campanha para o referendo do aborto.

  • Ranking dos partidos políticos que gastaram mais dinheiro:
    1º Partido Socialista >> 830.595,44 euros
    2º Bloco de Esquerda >> 113.822,06 euros
    3º Partido Comunista >> 118.512,45 euros
  • “Curiosidades”:
    o Movimento Cidadania e Responsabilidade pelo Sim foi o que mais dinheiro gastou no universo dos movimentos cívicos e o também movimento pró-aborto, Movimento Interrupção Voluntária da Gravidez foi o que mais lucrou com a campanha, pois gastou quase 13.500 euros e conseguiu 41.385 em receitas.

Não há dúvida que houve eficácia em “vender” ideias erradas e no deformar das consciências. É triste observar como são abundantes os meios para estes fins… Será que somos nós que estamos a ver mal a questão da defesa da vida, e tudo não passa de como saber investir? Infelizmente há quem procure formar e há quem procure deformar! Quanto à 1ª opção o investimento é mais continuado no tempo e o retorno é mais visível no longo prazo - é uma visão de construção; a 2ª é certamente mais fácil, mais imediata e pelos vistos mais eficaz - é uma visão de destruição.

E já agora, quem é que lucrou com este resultado? Seria interessante saber como e com quem se financiaram os partidos da esquerda e as organizações pró-aborto.

Sugestão para o dia de São Martinho

Se não sabe o que fazer no Verão de São Martinho, fica aqui com uma sugestão para um programa original. Na tarde de 11 de Novembro irá estar em pleno Terreiro do Paço o maior assador de castanhas do mundo. Foi no concelho Transmontano de Vinhais que foi alcançado o record do Guinness, ao construírem uma estrutura que pesa 650 quilos, tem cinco metros de diâmetro e tem capacidade para assar, de uma só vez, uma tonelada de castanhas, e servir ao mesmo tempo sete mil pessoas!!!
O maior assador do mundo vai viajar de Vinhais até Lisboa para proporcionar, um mega magusto no São Martinho, com castanhas transmontanas oferecidas a quem passar no Terreiro do Paço.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Maioria Cega Surda e Muda

É triste mas a maioria PS aprovou hoje, com os votos contra de toda a oposição, o novo Estatuto do Aluno, que permite que os estudantes passem de ano sem frequentar as aulas, desde que sejam aprovados em exame final. Esta é mais uma prova de um governo socialista que é cego em assuntos que implicam ter uma perspectiva de futuro das próximas gerações, surdo porque não ouve as críticas de toda a oposição e opinião pública e mudo porque não se pronuncia quando os temas não são do seu agrado!

André Sardet em Miraflores

Se quiser aproveitar, hoje dia 6 de Novembro às 21h30, poderá assistir ao concerto de André Sardet no âmbito das comemorações dos 5 anos do Centro Comercial Dolce Vita em Miraflores.

A entrada é livre!

OE 2008

"O CDS-PP reafirmou o seu voto contra o Orçamento de Estado para 2008, que começa hoje a ser discutido no Parlamento na generalidade, por discordar da política fiscal socialista, que considera lesiva para os direitos fundamentais dos cidadãos."

Mais próximo de si

De forma a tornar a nossa comunicação mais eficaz, é fundamental actualizar as bases de dados. Por este motivo, e se tiver interesse em saber mais sobre o CDS de Oeiras, pedimos que envie um e-mail para cdspp.oeiras@gmail.com com o seu nome, morada, telefone e e-mail.

Em breve entraremos em contacto consigo.

Isabel Sande e Castro

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Artigo 22º

Que confusão de artigo! Que baralhada da Senhora Ministra! Que desorientação no Partido Socialista! Pois é! Parece que já ninguém se entende lá para os lados de São Bento, um dia a proposta de alteração do Estatuto do Aluno é justa e inabalável e passados 2 dias passa a ser considerada inadequada para ser substituída por outra proposta igualmente má. O que está em questão não é tanto o recuou da Sra. Ministra, porque para melhor devemos estar sempre prontos a mudar, o problema é que qualquer uma das versões do novo “Estatuto do aluno” é inadmissível. Esta proposta do Governo Socialista pressupõe uma desculpabilização dos alunos que faltam às aulas.
Mesmo que a responsabilidade dos alunos faltarem à escola seja dos pais, que muitas vezes preferem aproveitar fins-de-semana prolongados a darem oportunidade aos filhos de estudarem, esta proposta não pode em circunstância alguma, transmitir a ideia de que faltar às aulas é aceitável desde que o aluno saiba responder com sucesso a um exame final. Será que a única perda do aluno em faltar à escola são as matérias avaliadas no exame? Como será esta geração quando ingressar o mercado de trabalho? As alterações nas políticas de ensino devem ser prudentes e responsáveis, pois os danos de hoje são os frutos de amanhã…

P.S.: O argumento da não diferenciação de faltas justificadas e injustificadas para evitar os atestados fraudulentos, é em si mesmo um atestado de incompetência ao próprio governo por não conseguir encontrar outra forma de combate a esta triste forma de actuação de alguns cidadãos.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

PARABÉNS PARA A NOVA C.P.C. DE OEIRAS!

Ontem foi eleita a nova Comissão Política da Concelhia de Oeiras. Foi um dia muito aguardado por tudo aquilo que significa na vida do CDS de Oeiras e de cada um que pertence à lista ganhadora. É uma nova era, com uma equipa de pessoas de reconhecido valor, umas com mais experiência e outras que estão a abraçar o 1º desafio político das suas vidas. Certamente uma equipa heterogénea, unida por uma vontade comum: gosto e empenho em trabalhar para melhorar o nosso Concelho de Oeiras.

Nova Comissão Política da Concelhia de Oeiras:

Mesa da Assembleia Concelhia
Presidente: Luís Centeno Fragoso
Vice-Presidente: Rodrigo Soares
Secretário: Sofia Clemente Cristo

Comissão Política Concelhia
Presidente: Maria Isabel Sande e Castro
Vice-Presidente: Manuel Rebelo da Silva Oliveira Grilo
Secretário: João Maria Correia Raposo
Vogais:
Pedro Alexandre Costa Jorge
Maria Margarida Souto Carneiro
José Luís Pinto de Lemos
José Manuel Oliveira Martins
Carlos Manuel Silva Fernandes
Elisabete Morgado Miranda Santos

Delegados à Assembleia Distrital
Manuel Rebelo da Silva Oliveira Grilo
João Maria Correia Raposo
José Luís Pinto de Lemos
Carlos Manuel Silva Fernandes

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

HOJE É O DIA!

Eleições da nova Comissão Política da Concelhia de Oeiras, hoje dia 31 de Outubro, entre as 18h e as 22h, na Sede Nacional (Largo Adelino Amaro da Costa, 5 - Lisboa). Não falte!

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Greve dos Revisores da CP

A greve dos revisores da CP a que assistimos hoje, envolve cerca de 200 profissionais que reclamam da falta de segurança vivida nas linhas de Cascais, Sintra, Azambuja e Sado. Os revisores reclamam pelo mais básico dos direitos de quem vive numa sociedade evoluída, o direito de se sentirem em segurança no seu próprio trabalho. Ao exigirem mais efectivos policiais, o Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante, está não só a defender os seus próprios interesses, como de todos nós, frequentadores de comboios da linha de Cascais. Quem não conhece, ou assistiu a uma história de assalto dentro de um comboio? Quem não sente falta de ter mais polícias dentro do comboio? Quem é que nunca assistiu a um grupo de miúdos com atitudes de vandalismo ou com falta de civismo dentro de uma carruagem?
Não sei se a greve é a melhor atitude para conseguir alterar esta situação, mas é com certeza uma importante chamada de atenção para um dos problemas que afecta grande parte dos munícipes de Oeiras. Também nós exigimos maior segurança na circulação ferroviária no Concelho de Oeiras!

sábado, 27 de outubro de 2007

Lisboa por água abaixo!??

“Ruptura de água corta Avenida da Índia em Lisboa
A avenida da Índia em Lisboa está hoje cortada ao trânsito, nos dois sentidos, entre Alcântara e o acesso ao hospital Egas Moniz devido a uma ruptura de água” (fonte: Sol, 9 de Out)


“O camião que ontem caiu parcialmente numa cratera provocada pela ruptura de uma conduta de água em Lisboa já foi retirado, disse à Lusa fonte da divisão de Trânsito da PSP.” (fonte: Publico, 27 de Outubro de 2007)



“......”

Estará Lisboa a ir por água abaixo???

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Programa para a nova Comissão Política da Concelhia de Oeiras (Parte II)

Mas mais ainda fica para fazer, o CDS precisa de estar preparado para os desafios de 2009. É essa a nossa vontade e por essa razão apresentamos candidatura à Comissão Política do CDS em Oeiras. Como Programa Eleitoral, preparar as eleições autárquicas de 2009 será a prioridade absoluta da Comissão Política Concelhia. Este objectivo deve concentrar os nossos esforços. Assim, é necessário tornar mais activa a intervenção política do Partido, promover a formação política dos nossos militantes, atrair para o CDS pessoas da sociedade civil, preparar o programa eleitoral do Partido, reorganizar o funcionamento interno e apostar na comunicação para o exterior. Comunicar mais. Vamos organizar um plano de comunicação que facilite a interacção o CDS, os seus filiados e os oeirenses. Neste âmbito, já criámos este blog com informação actualizada sobre questões de interesse concelhio e nacional. Iremos ainda promover a edição de um boletim da Concelhia para fazer chegar a todos os filiados as informações sobre a acção local do CDS. Com esta edição damos início a este novo formato de comunicação. Reorganizar o funcionamento interno. Pretendemos reorganizar os nossos ficheiros, actualizando os dados com listas de e-mails e telefones. Este é um trabalho fundamental para a aproximação entre os filiados e os órgãos eleitos. Apostar na formação política. Dando seguimento às conferências já realizadas, iremos promover a formação política dirigida aos militantes do CDS bem como a futuros candidatos às autarquias. Estas acções de formação irão abarcar temas técnicos e políticos, contando para tal com a participação de figuras nacionais do Partido e de académicos independentes. Valorizar as associações locais. O CDS considera que as associações da sociedade civil organizada que actuam no concelho de Oeiras têm sido negligenciadas. O sonho oeirense vendido pelo executivo não envolve as famílias carenciadas do concelho nem as organizações que junto destas trabalham diariamente. Por isso, e porque o CDS entende que não há desenvolvimento sustentado sem desenvolvimento humano, propõe como prioridade estar, ouvir e dar voz às preocupações das organizações locais de Oeiras e exigir respostas do executivo camarário.

Programa para a nova Comissão Política da Concelhia de Oeiras (Parte I)

Caro amigo,

Ao fim de dois anos à frente da concelhia de Oeiras é tempo de prestarmos contas do nosso trabalho e do projecto que temos para o CDS em Oeiras. Assumimos a direcção desta concelhia a poucos meses das eleições autárquicas, em Junho de 2005. Em apenas quatro meses conseguimos lançar candidaturas em todas a s freguesias, à Assembleia Municipal e à Câmara Municipal. Conseguimos mobilizar meios e organizar uma campanha que só foi possível de realizar com o trabalho voluntário de dezenas de candidatos. Infelizmente, a existência em Oeiras de três candidaturas à direita do PS (CDS, PSD e Isaltino), a enorme disponibilidade de meios financeiros que algumas delas demonstraram e a descredibilização que o CDS sofria em virtude de uma enorme desorientação estratégica herdada do passado, levaram a que o resultado eleitoral não correspondesse ao esforço empreendido. Entendemos porém que essa campanha foi o primeiro passo para o relançamento do CDS, um CDS cada vez mais presente na vida do Concelho, com uma nova imagem, com um projecto, com um rumo e com uma vontade crescente de mudança, De imediato começamos a trabalhar para o futuro. Este foi um tempo de reorganização do partido a nível local. Procuramos dar estabilidade à estrutura concelhia, investir na formação política e promover debates com oradores de prestígio a nível nacional. Interviemos ao nível da política autárquica, propusemos o fim do agravamento da tarifa da água para as famílias numerosas e participamos na campanha do Não ao aborto. Em Janeiro de 2006, apesar de não estarmos representados na Assembleia Municipal, apresentamos uma proposta prevendo o fim do agravamento da tarifa da água para as famílias numerosas e prevendo condições mais favoráveis para as famílias de baixos rendimentos. Esta era uma situação de uma enorme injustiça para as famílias com maior número de elementos já que previa o pagamento da água de acordo com os escalões normais de consumo. Todas as forças políticas aprovaram a ideia, excepto a CDU e o Bloco de Esquerda. Realizamos, em Março de 2006, um jantar/conferência sobre política internacional tendo como orador o Dr. Paulo Portas. Este encontro contou com a participação de cem de filiados e simpatizantes do CDS. O jantar foi servido por um grupo de jovens da paróquia de Paço de Arcos que assim angariou fundos para uma peregrinação a Roma. Durante quatro sábados em Abril e Maio de 2006 organizamos em colaboração com a concelhia de Cascais um curso de formação política orientado para as questões de nível local. António Pires de Lima, Paulo Núncio, António Carlos Monteiro, Luís Queiró foram algumas das figuras do partido que intervieram como oradores. Em Setembro os participantes no curso foram em viagem ao Parlamento Europeu, tendo sido recebidos pelo Euro - deputado Dr. Luís Queiró. A visita a Bruxelas era uma ideia muito antiga na concelhia mas que nunca tinha sido concretizada. Foi organizada, em Outubro de 2006, uma reunião da concelhia com os órgãos distritais do CDS que ocorreu no Hotel Real em Paço de Arcos. No âmbito das comemorações do 25 de Novembro a Presidente da Concelhia foi responsável por uma intervenção sobre política social autárquica num colóquio organizado pela estrutura do partido na Amadora. Organizamos uma sessão de esclarecimento com os professores João César das Neves, Laureano dos Santos e o Deputado Luís Pedro Mota Soares em Dezembro de 2006 sobre a legalização do aborto. Nos meses de Janeiro e Fevereiro participámos activamente na campanha do Não e os filiados do CDS integraram as mesas de voto em representação da plataforma “Não Obrigada” e promovemos três acções de formação para os membros desta plataforma que pela primeira vez iriam participar nas operações eleitorais. Contribuímos para a mobilização local do partido por ocasião das eleições directas de Abril passado. E estivemos presentes nos vários momentos da vida interna do CDS, Conselhos Nacionais e Congressos.

sábado, 20 de outubro de 2007

“Genocídio”* no Darfur

O Sudão é o 32º país mais populoso do mundo e o 10º maior em território nacional. No entanto, na região Oeste deste enorme, e paradoxalmente dos mais esquecidos, países Africanos existe desde o início de 2003, na região de Darfur, um conflito armado entre as tribos árabes nómadas muçulmanas e os povos não árabes.
Darfur é actualmente uma das regiões mais pobres do mundo, devido a uma péssima integração da região no vizinho Sudão que ocorreu em 1916. Após a independência do Sudão em 1956, Darfur não teve qualquer investimente e foi claramente negligenciado, provocando um fraco desenvolvimento económico.


Este conflito conta com o apoio, embora não formal, do governo sudanês e tem provocado o extermínio (ou “limpeza étnica”) de um povo inteiro. Até hoje já contabiliza 200.000 mortes e 2,5 milhões de deslocados.

A dimensão é demasiadamente escandalosa para que o resto mundo não consiga dar uma resposta. Tem havido milhares de iniciativas pelo mundo inteiro de chamadas de atenção, desde pequenos grupos, a grandes “abaixo-assinados”, ou mesmo filmes/documentários sobre esta temática, mas infelizmente ainda não foi o suficiente para que os governantes tomem uma atitude séria, assumida e desprovida de interesses próprios, para que Darfur não se transforme noutro “Ruanda” em que um dia iremos ver um filme como o “Hotel Ruanda” e somos obrigados a dizer de um modo impotente: “que horror aquilo que aconteceu no Ruanda!”.
É verdade que o mundo não está esquecido, mas também é verdade que tem demonstrado uma atitude e um empenho nesta temática muito menor do que outros casos de menor dimensão. Em Julho e Agosto de 2006, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou a Resolução 1706, que levou ao envio de uma nova força de manutenção da paz da ONU, composta de 20.000 homens, para substituir as tropas da União Africana presentes no local, que contavam com 7.000 soldados. Mas o Sudão opôs-se à Resolução e, no dia seguinte, lançou uma grande ofensiva na região.

É preciso tomar uma atitude e fazer tudo, mas mesmo tudo o que consigamos para contribuir para o fim deste massacre! É URGENTE que um país como o nosso, que tem actualmente um Presidente da União Europeia, um Presidente da Comissão Europeia e um Alto-comissário da ONU para os Refugiados tem que ser capaz de fazer alguma coisa! Somos responsáveis pela história dos povos e agora temos a oportunidade de contribuir para o fim de um conflito escandaloso! Porque é que não está nas prioridades da Presidência Portuguesa da UE uma tomada de posição sobre o conflito no Darfur?

* - A palavra “genocídio” ainda não foi considerada pelas Nações Unidas para descrever a situação do Darfur

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Orçamento de Estado para 2008

Conheça as razões pelas quais o CDS vai votar contra o Orçamento de Estado para 2008. Veja aqui!

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Subscreva a Petição em prol das famílias

Na Moção de Estratégia Global aprovada no XXII Congresso do CDS/PP ficou assumido da nossa parte o compromisso na “protecção das garantias do contribuinte, a transparência e o cumprimento dos deveres fiscais e a incidência da pressão fiscal nas políticas familiares.”. Deste modo, apelamos para que todos subscrevam a Petição contra a discriminação dos pais casados e viúvos em sede de IRS, que está disponível AQUI.

Dia Internacional de Erradicação da Pobreza

Hoje, dia 17 de Outubro é o Dia Internacional de Erradicação da Pobreza. Sabendo que 78 milhões de pessoas na União Europeia vivem em risco de pobreza e que em Portugal, segundo dados de 2005 do Eurostat, 1 em cada 5 portugueses contribui para este terrível número, parece-nos fundamental fazer memória desta data, para que cada um avalie e tome consciência de como está, ou poderá vir a estar, a contribuir para a alteração deste cenário.
Que atitudes podemos tomar? Que políticas devemos apoiar? Será este um problema dos outros? Como posso implicar-me com esta temática? Cada um saberá melhor o que poderá fazer, mas se quiser conhecer o documento emitido pela Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal (REAPN), intitulado “A erradicação da pobreza constrói-se todos os dias!”, clique aqui e encontrará um contributo valioso sobre formas de combater a pobreza no mundo.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Proposta de Admissão

Para quem tiver intenção de filiar-se pode fazê-lo aqui e devolver para cdspp.oeiras@gmail.com.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Uma nova era!

Este blog pretende ser mais uma via de maior aproximação do CDS de Oeiras para com todos os interessados: apoiantes, opositores, munícipes ou de qualquer outro lugar. Aqui poderá ficar a saber as novidades da Comissão Política da Concelhia de Oeiras, quais as nossas opiniões sobre aspectos de interesse relevante, ou simplesmente por onde vamos andar ao longo desta nova era... O CDS de Oeiras quer tornar-se cada vez mais próximo e este é apenas o 1º de muitos contributos que se irão seguir.